Programme Teatro em Comunidades : dix ans de dialogues entre université et favela (2021)

por Marina Henriques Coutinho

Programme Teatro em Comunidades : dix ans de dialogues entre université et favela

 

Bordados de vida e arte, (2020)

Artigo escrito em homenagem à Professora Marcia Pompeo Nogueira (in memoriam) para o DOSSIÊ “TEATRO COMUNIDADE: DESDOBRAMENTOS E CONEXÕES”. Revista Nupeart vo. 3 2020.

http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18491

 

Práticas artísticas: participação e comunidade, (2019)

Livro com textos dos participantes do II Encontro Internacional de reflexão sobre práticas artísticas comunitárias (EIRPAC), ocorrido em 2017, no Porto (Portugal).

Incluindo o artigo O Teatro como fissura na cidade desigual,

por Marina Henriques Coutinho (p.165)

ebook_EIRPAC 2017

 

 

Teatro e dança no Centro de Artes da Maré – ações de contra-mundo (2019)

 
Revista Urdimento n. 34, Revistas de estudos em Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT/UDESC)
 

Um encontro com Augusto Boal em Londres (2019)

por Marina Henriques Coutinho

Instituto Augusto Boal website

 

Theatre in communities (2018),

In: Latin american social innovation network: results and reflections, by Rede LASIN e Eramus Programme.

P3 CASE LDB-compressed

Nós do Morro – 30 anos de uma turma de bamba no Vidigal. (2017)

por Marina Henriques Coutinho

Link para o artigo

Revista Percevejo online. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. Volume 1, no. 9, 2017.

Theatre and the reinvention of the divided city. (2016)

por Marina Henriques Coutinho

Link para o artigo

Applied Theatre Research, Volume 4, Number 2, 1 July 2016, pp.105-116(12)

O Palco como espaço para expressão de um novo discurso. (2013)

por Marina Henriques Coutinho

PDF da Revista Globo Universidade Especial Suburbia. 

PDF do Artigo


Pesquisa, ensino e extensão no reencontro com o Complexo da Maré (2013)

por Marina Henriques Coutinho

Raizes e Rumos – Revista da Pró-reitoria da Extensão e Cultura da UNIRIO, v. 1, n. 1 (2013)

Link do Artigo


O teatro aplicado em questão: abrangência, teoria e o uso do termo. (2012)

por Marina Henriques Coutinho

Revista Ouvir ou Ver v. 8, n. 1-2 (2012) da Universidade Federal de Uberlândia

Link do Artigo


Caminho de Volta (2012)

por Marina Henriques Coutinho

Sala Preta v. 12, n.1 (2012), Revista do PPGAC da USP

Link do Artigo


A favela como palco e personagem e o desafio da narrativa alternativa (2011)

por Marina Henriques Coutinho

Urdimento N. 17 – 2011; Revista de Estudos em Artes Cênicas – CEART/UDESC

PDF do Artigo


The Brazilian favela as Stage and Persona and the Challenge of an Alternative-narrative (2011)

by Marina Henriques Coutinho

Platform  Vol. 5, No. 2, Communities and Performance, Spring 2011, Royal Holloway University of London

PDF of Article

 


 

 

A GENTE APRENDE ERRANDO: Uma experiência de Teatro e Palhaçaria com jovens da Maré (2023)

Por Camila Barra

A gente aprende errando TCC – Camila Barra-final (2)

Publicado em  pontilhados – pesquisas da cena universitária 2023

ic_pontilhados_13_af que exibe trabalhos de conclusão de curso e outras investigações estudantis em artes cênicas selecionados em convocatória pública do projeto “a_ponte”. São 20 artigos que, entre outros assuntos, tratam de dramaturgia, educação, memória, saúde mental e questões raciais. DOI: http://doi.org/10.53343/012024

 

DIREITO À CIDADE, CORRERIA E COMUNIDADES (2023)

por Vanessa Rocha

TCC VANESSA ROCHA março de 2023

 

UBUNTU ATRAVÉS DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA INTERGERACIONAL NA MARÉ (2022)

por Elymara Cardoso

TCC – Elymara Cardoso (2)

 

“Para que imutável não se considere nada”:
experimentos brechtianos com adolescentes antes e durante os tempos pandêmicos. (2021)

Por Victor Leal

TCC VICTOR LEAL VERSÃO FINAL

 

Teatro e ocupação: possíveis diálogos com as práticas de Teatro e Comunidade.

por Caroline da Silva Barbosa

In: DOSSIÊ “TEATRO COMUNIDADE: DESDOBRAMENTOS E CONEXÕES”. Revista Nupeart vo. 3 2020.

http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/17492

 

O programa Teatro em Comunidades e o deslocamento das fronteiras entre a educação formal e não formal.

In: Revista Raízes e Rumos PROEXC). Número Especial: Trabalhos premiados no XXII Encontro de Extensão. V.5 (2017)

por Gustavo Henrique Vanderlei

http://seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/7438

 

CONTRAMÃOS [ÓTIMAS] DO FLUXO DO MUNDO (Atravessando Teatro, Educação e Sociedade) (2016) Graduação

Documentário e Memorial Analítivo – Descritivo por Leonardo da Silva Affonso Bastos 

PDF TCC completo

 Link para o documentário

 

EM BUSCA DE UMA ESCOLA VIVA: Uma experiência com o ensino de teatro no campus Macaé do Instituto Federal Fluminense.(2016) Mestrado

 por Clarice Cruz Terra

PDF parte 1

PDF parte 2

 

O ensino de teatro como contradispositivo pedagógico: a educação não-formal em diálogo com a escola. (2016)  Graduação

por Gustavo Henrique Custódio Wanderley

PDF TCC 

 

O desafio de se tornar professor (2015) Graduação (Ic CNPQ)

por Maria Siqueira Queiroz de Carvalho

PDF TCC parte 1

PDF TCC parte 2

 

Teatro Rompendo Muros: Diálogos entre Pedagogia e  Arte nos Territórios da Cidade (2014)  Graduação (Ic Faperj)

por Caroline da Silva Barbosa

PDF do TCC


Reflexões sobre o PIBID e a formação do professor de teatro. (2013)  Graduação

por Tatiane Santoro de Souza

PDF TCC


 Grupo Teatro Renascer: cena em vida, vida em cena. (2012) Graduação

por Marcelo Azevedo Asth

PDF TCC parte 1

PDF TCC parte 2

 


 

Memorial sobre a montagem do espetáculo “De Cabral a Cabral”, com jovens do projeto de extensão Teatro em Comunidades. (2013) Orientadora:Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Brito

por Nilson Roberto de Andrade

PDF do TCC