Na Maré 

As atividades nos núcleos de teatro na Maré, junto aos grupos de adolescentes e adultos, incluem jogos corporais e teatrais, que oferecem aos participantes o conhecimento artístico da linguagem teatral e favorecem o fortalecimento dos laços sociais e afetivos. As atividades são planejadas em conjunto pelos licenciandos, com a supervisão da professora coordenadora. Nos primeiros encontros, enfatizamos os processos lúdicos da criação teatral com o objetivo de estimular a força criativa dos participantes, a capacidade de integração e trabalho em grupo, aproximando e interessando os jovens pelo teatro e suas possibilidades.

Por meio de improvisações realizamos também uma pesquisa prática de temas do interesse dos participantes, temáticas pertinentes à realidade do grupo, discutindo questões da comunidade, fomentando o espírito comunitário e o senso-crítico. Um segundo momento (2o. semestre) está dedicado aos processos de montagens de espetáculos.

 

 

Na universidade

Na UNIRIO são realizadas reuniões semanais nas quais são planejadas e avaliadas as atividades a serem desenvolvidas junto aos grupos na Maré. Os estudantes, com a mediação da professora coordenadora, expõem suas anotações sobre os encontros anteriores, avaliam e planejam as estratégias para os próximos.

Nelas também ocorrem debates sobre textos teóricos que contribuem para o melhor desempenho em campo e para o desenvolvimento de artigos e outros trabalhos acadêmicos. Além disso, uma disciplina obrigatória do currículo do curso de licenciatura, ‘Teatro em comunidades’, pré-requisito para o ingresso no programa, trata de temas e discussões importantes para aqueles que pretendem participar da ação.

 

Outras ações

Além das aulas na Maré, o programa promove idas ao teatro e espaços culturais da cidade, encontros na universidade para aulas ministradas por professores convidados, saraus e apresentações de espetáculos de fim de ano no CAM, no CMS Américo Veloso, na Sala Pascoal Carlos Magno (UNIRIO) e na Arena Dicró.