O Programa de Extensão Teatro em Comunidades foi criado em 2011 no Departamento de Ensino do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, coordenado pela profa. Dra. Marina Henriques Coutinho, integra ações nos três eixos de formação em nível superior: ensino acadêmico, extensão social e pesquisa institucional.

O programa visa promover a produção de conhecimento em teatro, a prática artística e pedagógica, estimulada pelo encontro entre a Escola de Teatro (UNIRIO) e moradores da Maré. Sua ação principal é a atuação de estudantes do curso de Licenciatura em Teatro como orientadores de grupos formados por adolescentes e adultos em diferentes pontos do Complexo da Maré.  As/os licenciandas/os são responsáveis pela condução das aulas de teatro que ocorrem regularmente todos os sábados pela manhã.

Na universidade, o programa realiza ações de formação integrando reuniões sistemáticas de avaliação e planejamento das atividades, disciplina obrigatória na matriz curricular do curso de Licenciatura e participação na pesquisa institucional coordenada pela professora Marina.

Um conjunto de parcerias tem contribuído com a efetiva realização do diálogo entre a universidade e a Maré. As instituições parceiras estão comprometidas com a construção de uma rede de desenvolvimento sustentável, voltada para a transformação estrutural do conjunto de comunidades do Complexo da Maré. São elas: Redes de Desenvolvimento da Maré (REDES), com o Centro de Artes da Maré (CAM), comunidade de Nova Holanda e o Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, em Ramos. Neste último local, a ação é supervisionada também pelas professoras Elza de Andrade (UNIRIO) e  Clarisse Lopes (Universidade Estácio de Sá), no projeto vinculado Maré de Saúde, que integra ao Teatro em Comunidades  atividades de promoção de saúde.

Outro projeto vinculado ao Programa é o Maré de Espetáculos, cujo foco é a produção dos resultados artísticos que são sempre apresentados ao término de cada ano letivo. Este eixo de ação é especialmente importante por contribuir também com a política de formação de plateias nos locais onde ocorrem as atividades. Link para mini doc sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=yb1ALqOV10c&t=36s

O número de núcleos e participantes tem variado a cada ano. Em 2019, o programa incluiu três núcleos de teatro permanentes (2 grupos de adolescentes, 1 grupo intergeracional e 1 grupo infantil) localizados nas comunidades da Maré, Nova Holanda e Praia de Ramos e na Penha (Arena Carioca Dicró). Cerca de setenta pessoas participaram regularmente das aulas de teatro no CAM, no CMS Américo Veloso e na Arena. Em 2020 e 2021, devido a pandemia da COVID-19 vivemos o desafio de migrar as atividades para o modo remoto. Em 2022, permanecemos no CAM com um grupo adolescente e uma turma infantil, na Arena (1 grupo adolescente) e no CMS Américo Veloso (1 turma intergeracional). Em 2024, um grupo de jovens e adultos e um infantil no CAM e no CMS Américo Veloso (1 turma intergeracional), ao todo cerca de 50 participantes integraram os grupos de teatro em 2024.

Acreditamos no potencial deste programa em consolidar redes de sociabilidade, capazes de envolver organizações comunitárias, universidade e instituições do poder público e privado, contribuindo com mudanças significativas no cenário dos espaços populares.

Consideramos também que as parcerias firmadas favorecem uma troca de saberes, um diálogo entre o conhecimento e a produção intelectual acadêmica e os saberes e formações culturais próprios das comunidades populares – numa via de mão dupla. 

O documentário produzido pelo NIS/UNIRIO dá a dimensão dessa ação extensionista que em 2021 completou 10 anos de vida:  https://www.youtube.com/watch?v=maoMdGI4Zao

O Teatro em Comunidades foi contemplado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT – 2013 e 2014) e recebeu o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ/ExtPesq 2014-2015).

Em 2024, o Teatro em comunidades recebeu o Troféu Lizette Negreiros no evento da 8ª. Edição do Prêmio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para infância e Juventude). O CBTIJ é representante no Brasil da ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude. Em atividade em mais de 80 países, a ASSITEJ tem contribuído para uma política junto a governos e instituições de promoção da dignidade profissional nesta área e de desenvolvimento da infância através do Teatro.

                                                                                                

Auto da Compadecida - 2011

Auto da Compadecida – 2011

 

Roda Viva

Roda Viva – 2011

 

FOTO 5 ELISÂNGELA LEITE

Primavera – 2014